sexta-feira, 13 de maio de 2011

Dicas de Informática


A memória virtual é uma técnica pela qual é possível utilizar uma parte do disco rígido como se fosse memória RAM. Desta forma, o sistema operacional é capaz de executar aplicações mesmo que a soma de todos os programas em execução simultânea supere a da memória RAM instalada no computador.
Para isso, o sistema move ao disco rígido o conteúdo da memória RAM que não foi utilizado por último, liberando espaço para novas aplicações. Se esses dados movidos ao HD voltem a ser necessários, o sistema automaticamente realiza a operação inversa, carregando-os na memória RAM, razão pela qual muitos chamam este tipo de procedimento de troca de memória, ou swap.
Quando a mensagem de memória virtual baixa aparece na bandeja do sistema, é porque este arquivo dinâmico está muito pequeno, provavelmente por causa da falta de espaço na unidade de disco onde está. Quando isso acontece, o sistema perde rendimento pois não consegue realizar a operação de troca de memória corretamente.
A forma de resolver o problema é liberar espaço na unidade de disco onde está o arquivo da memória virtual do Windows, ou movê-lo para outra unidade ou partição. O ideal é que o arquivo possa ocupar pelo menos o dobro do tamanho da memória RAM física instalada.
Uma forma de liberar espaço em disco é usar a ferramenta que o Windows possui para isso. Abra o Meu computador, clique com o botão direito do mouse na unidade de disco, escolha a opção Propriedades. Na janela seguinte, escolha a opção Limpeza de disco.
Uma vez liberado o espaço, clique em Iniciar/Painel de controle e escolha o ícone Sistema. Clique na aba Avançado e, no painel Desempenho, clique em Configurações. Na janela que se abrirá, clique na aba Avançado e no botão Alterar, localizado na parte inferior do painel Memória virtual.
Na janela Memória virtual, você poderá definir o tamanho inicial e máximo do arquivo de troca de memória. Caso não tenha conseguido liberar espaço suficiente, você também poderá alterar a unidade ou partição onde ele ficará, se houver outra unidade ou partição com maior espaço livre disponível em seu sistema.
Apoio Cultural