quinta-feira, 12 de maio de 2011


Prefeitos Frustrados
A presidente Dilma Rousseff disse “não” à principal bandeira de luta da Marcha dos Prefeitos a Brasília. A sonhada emenda 29, que amplia os repasses da saúde para os municípios, não sairá do papel agora e muito dificilmente ganhará vida. A presidente disse que se trata de um processo de alta complexidade, sem o devido consenso de União, Estado e Municípios.

Responsabilidade com a Educação
A governadora Rosalba Ciarlini mandou quitar mais uma dívida deixada pela gestão anterior. No contracheque de maio dos professores vem o pagamento das horas suplementares do ano de 2010, beneficiando 1.140 educadores. O Governo está aplicando de R$ 3.275.299,21.

Saúde em risco
As famílias de Ipanguaçu desabrigadas pela enchente do rio Pataxó têm uma preocupação a mais: técnicos da II Ursap apontam para riscos à saúde devido à contaminação da água por fezes humana e animal. Existe ameaça de leptospirose, hepatite A e gastroenterite (inflamação causada pela bactéria Escherichia coli) caracterizada pela diarreia. Os exames foram realizados em amostras de água colhidas em lagoas formadas no perímetro urbano e na zona rural.

Luta contra a Dengue
O novo larvicida para controle do Aedes aegypti, chamado de “novaluron”, será apresentado hoje aos coordenadores e supervisores municipais do Programa de Controle da Dengue da Região Oeste, em encontro na II Ursap, com sede em Mossoró. O larvicida recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é um inibidor da síntese de quitina, usado em água potável.

Corinthians
Faltando apenas três dias para a final do Campeonato Paulista contra o Santos, o principal assunto no Corinthians são as contratações - e a saída de atletas - para a disputa do Brasileirão, que começa no dia 21 deste mês. O meia Paulo Henrique Ganso, do rival Santos, ainda é cogitado como possível reforço corintiano.