segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sua Saúde

Saiba por que usar sabonete íntimo

A transpiração na parte íntima aumenta com as altas temperaturas do verão. E, para manter o frescor e bem-estar na região, as mulheres costumam tomar mais de um banho ao dia.
Porém, é preciso ter cuidado para não exagerar no excesso com a higiene e prejudicar a saúde. Os sabonetes íntimos são indicados contanto que com uso criterioso: uma vez ao dia e somente na parte externa.
O produto é recomendável porque agride menos a vagina, que possui PH ácido. Por ele ser neutro, evita que a área tenha o PH alterado. O ginecologista José Bento explica que na região existem os lactobacilus chamados Bacilos de Doderlein, responsáveis pela produção de ácido lático e conseqüente acidez.
Em virtude de os sabonetes normais terem a tendência de baixar o PH ácido, é preferível a utilização do produto. "O sabonete íntimo por ser neutro interfere menos, por isso eu prescrevo a todas as minhas pacientes", afirma José Bento.
Não há contra-indicações, até mesmo meninas podem utilizá-los em banhos de assento. Mas, o uso recorrente é recomendado a partir da adolescência.
Quando o calor aumenta e se torna necessário mais de um banho, o médico aconselha lavar a vagina apenas com água. "O excesso de banho leva à infecção na região genital das mulheres, porque é retirada a gordura natural", explica José Bento.
Serviço:
José Bento - ginecologista