sábado, 4 de junho de 2011

Duas Lajes bem diferentes


InterTV Cabugi Visitou a Cidade de Lajes Pintadas

A Intertv Cabugi através do projeto Minha Cidade visitou ontem 03/06 a cidade de Lajes Pintadas, a produção do Programa reuniu o acervos da história e da contemporaneidade da Cidade. A Cidade tem cerca de 4500 habitantes, fica a 135 Km de Natal.
Por isso o primeiro ponto que foi visitado foi o rio das lajes onde se inicia a historia da cidade.  A produção visitou diversos pontos em que há. Alguma forma de trabalho legal, como por exemplo; a cerâmica de Osni, fabrica de confecções e a fabrica de pedra sabão e artesanato.  A cidade ainda possui um grande potencial em mineração, uma reserva econômica que já está sendo explorada. A região de serras é rica em minérios como água marinha, feldspato, quartzo rosa, berilo, tantalita, mica, entre outras pedras.
Visitou Igor, atleta que ganhou recentemente medalha de ouro paraolímpico.
Na visita à fabrica de pedra sabão e artesanato, a idéia é que através do artesanato e a pedra sabão, os trabalhadores da associação comunitária, possa mostrar o potencial que o município tem a oferecer e entre outros atrativos, podendo assim, divulgar o máximo as inúmeras qualidades da nossa querida Cidade. A Associação dos Artesões de Lajes Pintadas, têm suas obras vendidas para a capital do Estado e alguns países da Europa, como Itália, Espanha e Portugal.
Na fábrica de confecções são gerados 300 empregos diretos que representa no mínimo uma injeção de R$ 170.000,00 (Cento e setenta mil reais) na economia do município, fora os empregos indiretos. Assim como a nossa cidade, Lajes Pintadas também tem o artesanato em pedra Sabão, a diferença é que eles trabalham em regime de associação comunitária, tem também uma olaria que segundo o seu proprietário o Sr. Osni foi instalada com o objetivo de propiciar a geração de emprego e renda para os seus conterrâneos, as mulheres de Lajes Pintadas fizeram curso de Tecelãs e fazem artesanatos para melhorar a renda da família.
Em fim, Lajes Pintadas nem fica as margens de uma BR Federal ligando duas grandes cidades do nosso estado, não tem como Prefeito um Presidente de uma Grande Associação de Municípios, tem um percentual de FPM de 0,6%, menor que o nosso, mas com toda certeza deve ter um governo que realmente se preocupa com o bem estar do seu povo, pois na cidade os cidadãos arregrassam as mangas e deixam de lado as esmolas oferecidas em troca de votos, é por isso que a pequena Lajes Pintadas é esta cidade tão desenvolvida que os seus filhos se orgulham de viver por lá.
Quem sabe um dia, eu possa escrever em nosso blog uma matéria deste nível exaltando o desenvolvimento e a dignidade do povo de Lajes do Cabugi.