quinta-feira, 16 de junho de 2011

Serviços Proteste

Fique por dentro das novas regras para cartões de crédito

Esclareça todas as suas dúvidas sobre as alterações que estão valendo desde o dia 1º de junho e fique atento a cobranças indevidas.

O que é cartão de crédito básico?

É aquele exclusivo para o pagamento de compras, contas ou serviços. Obrigatoriamente, o valor da anuidade deste cartão deverá ser o menor entre todos os demais oferecidos pelo banco. Este cartão não pode ser associado a programas de benefícios e/ou recompensas.

O que é o cartão de crédito diferenciado?

É aquele que, além de permitir o pagamento de compras, está associado a programas de benefícios e/ou recompensas. A anuidade do cartão diferenciado deve incluir a utilização do cartão para o pagamento de compras e a participação do usuário nos programas de benefícios e/ou recompensas. O valor de sua anuidade será maior que o do cartão básico internacional.

Quais tarifas podem ser cobradas pela emissora do cartão de crédito?

É admitida a cobrança de cinco tarifas, válidas tanto para os cartões básicos como os diferenciados. São elas:

- Anuidade;
- Emissão de segunda via;
- Retirada em espécie na função saque;
- Uso do cartão para pagamento de contas; e
- Avaliação emergencial do limite de crédito.

O que faço se eu perceber uma cobrança indevida de tarifas do cartão de crédito?

Procure a agência bancária responsável por seu atendimento e fale com o gerente de sua conta. Caso não consiga, busque os serviços de atendimento ao consumidor (SACs) disponibilizados por telefone e/ou pela Internet. Há ainda a possibilidade de entrar em contato com a ouvidoria da instituição emissora do cartão. Não tendo sucesso com esses canais, você pode reclamar junto aos órgãos de defesa do consumidor ou ao Banco Central.