quinta-feira, 14 de julho de 2011

Dicas de Saúde

 Como tratar e combater o mau hálito ou halitose

O que provoca o mau hálito?
Uma das causas naturais que provocam o mau hálito é a ingestão de alimentos com cheiros fortes como o alho, a cebola, alguns tipos de queijos, etc.
Caso seja fumador ou bebe cafés em demasia, saiba que esses podem ser os possíveis responsáveis pelo problema da halitose.
Doenças nas gengivas, um abcesso num dente, sinusite, ou secura crónica da boca, poderão ser os desencadeadores desse problema.
Problemas intestinais ou alguma outra doença com mais gravidade, poderão estar a causar os maus odores da boca.

Como saber se tem mau hálito?
Pode por exemplo, cheirar o fio dental, após uma limpeza dos seus dentes, desde que este seja sem cheiro ou sem cera.
Pode ainda passar a língua numa flanela e posteriormente cheirá-la para saber se está com este problema.

Que alimentos poderão ajudar no combate ao mau hálito?
As laranjas, ricas em ácido cítrico, são muito eficazes, já que estimulam as glândulas salivares a produzir saliva, refrescando o hálito.
O cravinho ou cravo-da-índia contêm eugenol, mais um fantástico anti-bacteriano. Pode colocá-lo na boca e trincá-lo, deixando o seu óleo de aromas invadir a sua boca. Isto poderá arder ligeiramente, por isso vá trincando-o até todo o seu óleo ficar consumido, cuspindo tudo no final. A canela em pau é muito eficaz como anti-séptico oral.

Outras técnicas para eliminar o mau hálito da boca
A língua é a principal responsável pela produção do mau hálito, pois aloja bactérias que provocam esses maus odores. Sempre que possível raspe-a, por exemplo, com os dentes, enxaguando posteriormente a boca com água.
Apoio Cultural