segunda-feira, 18 de julho de 2011

Entrevista


Surpresa da Enquete

Nosso blog realizou no domingo passado dia 10/07 uma entrevista com a Odontóloga Dra. Maria de Lourdes Silva de Arruda conhecida popularmente por Dra. Lourdinha. Fomos recebidos na residência dos seus pais aqui em Lajes e durante cerca de uma hora tivemos uma excelente conversa onde pudemos conhecer um pouco dessa que promete ser uma grande revelação na politica do nosso município para as eleições de 2012.
Esta entrevista só está indo ao ar hoje, pelo fato da enquete ter sido encerrada no dia de ontem para que a mesma não viesse a influenciar positiva ou negativamente nas intenções de votos dos nossos internautas. Tivemos a preocupação de elaborar algumas perguntas que se referem além de questões politicas, assuntos regionais como saúde, educação, trabalho, etc.

Blog: Como Odontóloga, como a Sra. vê a condição da saúde pública em nossa cidade, estado e país?
Dra. Lourdinha: A saúde é uma questão prioritária em nosso país, nosso governantes tem que prioriza-la como fundamental, deve ser encarada de forma responsável utilizando os seus recursos com responsabilidade e transparência.

Blog: Por qual motivo a Sra. está realizando estes atendimentos voluntários em nossa cidade?
Dra. Lourdinha: Já presto serviços voluntários há bastante tempo em diversas cidades do estado e estou aqui em Lajes pelo motivo de além de ser filha desta terra, com a idade avançada dos meus pais, sinto o desejo de estar próximo deles e também vejo que a população local é carente deste tipo de serviço.

Blog: Qual a sua situação politica atual? Tem filiação em algum partido e se não, tem preferencia por algum?
Dra. Lourdinha: Não sou filiada a nenhum partido, sou apenas eleitora, mas de um tempo para cá comecei a despertar interesse e agora estou sendo convidada a participar de uma legenda, já recebi dois convites e estou estudando bem as propostas, na hora oportuna irei decidir em qual me filiar.

Blog: Mesmo não residindo em Lajes, como a Sra. procura saber sobre o nosso município e como a Sra. avalia a nossa realidade?
Dra. Lourdinha: No momento não estou residindo aqui por motivos profissionais e ultimamente estava envolvida realizando um doutorado mas sempre estou antenada a tudo o que acontece aqui, leio diariamente todos os blogs aqui de Lajes, falo por telefone com meus familiares todos os dias e fico informada de muita coisa que acontece por aqui. Lajes como muitas cidades pequenas do nosso estado têm seus problemas econômicos e socias, a economia local depende da renda dos funcionários públicos municipais, estaduais, aposentados e da ajuda da Bolsa Família oferecida pelo governo Federal, mas isto não é suficiente, o poder público precisa tentar ajudar mais a população a se desenvolver, buscando incentivar a educação, a geração de empregos e rendas e também olhar muito para o homem do campo pois nossa cidade é tipicamente sertaneja.

Blog: Qual a sua opinião sobre o fato de nossa cidade estar sendo governada há mais de 30 anos por apenas dois únicos nomes.
Dra. Lourdinha: O fato do poder ter sido centralizado este tempo todo entre duas pessoas não é fator isolado, existe muitas cidades do nosso estado que passam por este mesmo exemplo, o problema é que durante todo esse tempo Lajes perdeu boas oportunidades de se desenvolver, a democracia é feita de escolhas e de novas opções, eu acredito que apostar no novo pode ser uma grande vantagem para o município de Lajes.

Blog: Como a Sra. Avalia a atual gestão do Prefeito Benes?
Dra. Lourdinha: Benes é um gestor bastante experiente, já foi prefeito três vezes e realizou muitas obras importantes em nosso município, agora neste quarto mandato está enfrentando problemas que diversos outros gestores enfrentam, acredito que poderia ser melhor, pois ele tem muitas amizades influentes tanto na esfera estadual como na nacional e o nosso município está precisando urgentemente de desenvolvimento social e econômico.

Blog: Nosso blog está realizando uma enquete com nossos leitores no tocante a questão das eleições para 2012 e o seu nome impressionantemente aparece em 1º lugar nas intenções como uma possível candidata para concorrer contra o atual Prefeito, como a sra recebe esta novidade?
Dra. Lourdinha: Confesso que estou muito surpresa e feliz, pois nunca tive intenção de entrar para a vida pública, mas diante desta novidade estou me acostumando com a ideia de possivelmente concorrer em 2012 a um cargo público aqui em nosso município, pois se a nossa população está com um desejo de mudança, de experimentar o novo, fico honrada em encarar esta luta.

Blog: se caso vier a sair candidata a Sra. Tem algum projeto em mente?
Dra. Lourdinha: Como ainda não sou nem pré-candidata confesso que não formulei ainda um projeto, mas como cidadã e profissional na área da saúde, uma das minhas prioridades seriam a Educação e a Saúde em primeiro lugar, pois se não existir estes dois não podemos seguir adiante e logo após vem a busca para geração de emprego e renda, incentivando o homem do campo, formando os nosso jovens para o mercado de trabalho e buscando parcerias para instalar em nosso município empresas para propiciar o desenvolvimento de nossa cidade.

Blog: Para finalizar deixo a Sra. a vontade para falar algumas palavras para nosso leitores.
Dra. Lourdinha: Primeiramente gostaria de agradecer a todos os votos de confiança depositados em meu nome e dizer ainda que estou recebendo diariamente palavras de apoio e incentivo em todos os lugares por onde chego, pessoas chegam até mim e dizem que se for candidata apoiarão o nosso projeto de mudança e sinto-me cada dia mais empolgada em abraçar esta causa.