quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Dicas de Informática

Informática e Internet

Antes de mais nada, quero esclarecer que se você usa seu computador como um mero passatempo, um brinquedo quase, o melhor que tem a fazer é não ler este artigo sem perder seu precioso tempo na leitura.
Mas se você tem no computador um aliado no seu trabalho ou em alguma atividade que possa ser considerada como SÉRIA, estou certo que haverá muita coisa útil para você no que escrevo a seguir.

1ª Dica: Não sinta medo de usar a versão do Windows mais moderna que seu equipamento consiga suportar. Você vai sofrer no começo, vai apanhar, mas depois a segurança e a economia de tempo na operação vão lhe recompensar sobejamente. Parta do princípio de que a Microsoft não iria gastar BILHÕES de dólares para fazer um produto pior que sua versão anterior. Até hoje, entre todas as pessoas que conheço, a maior razão para não fazer um up-grade é a preguiça de aprender a novidade.

2ª Dica: Use sempre a maior resolução de tela que seu Monitor e a respectiva Placa de Vídeo permitirem. Quanto maior a resolução, maior área de trabalho, você disporá numa planilha, num editor de textos, ou num programa gráfico. Isso lhe poupará o trabalho de ficar rolando a janela para cima e para baixo, para conseguir enxergar o que deseja.

Mande fazer um par de óculos para perto de lente inteira, use-o sempre, pois isso evitará que você tenha que jogar a cabeça para trás para olhar pela base da lente, o que em poucos minutos lhe causará uma dor nas costas. Em pouco tempo você se acostumará a trabalhar com a resolução de 1024 X 768, que a maioria dos monitores modernos aceita.

3ª Dica: O Menu "Iniciar" lhe dá um acesso relativamente rápido a todos os programas instalados no seu computador. Por isso, leve para a Área de Trabalho (Desktop) e para a Barra de Inicialização Rápida (Quick Launch) apenas atalhos dos Programas ou links que você usa a todo instante, várias vezes por dia. Se você pretende arrastar e soltar algum arquivo para abri-lo com um determinado Programa, coloque-o na Área de Trabalho. Por exemplo: Media Player, Gravador de Som, Winzip, Impressora e o Bloco de Notas. Se você irá primeiro carregar o Programa para depois abrir algum arquivo dentro dele, então coloque na Barra de Inicialização Rápida.

Coloque em apenas um dos dois locais, evitando uma duplicidade desnecessária. Por exemplo: Acesso ao Provedor da Internet, Outlook Express, Internet Explorer, Windows Explorer, Link para o Site do seu Banco, Controle de Som, o Photo Editor, Controle da WebCam, Programa de Gravação de CD, Acesso ao MSN e ao ICQ, etc. deverão ficar na Inicialização Rápida.


Apoio Cultural