quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Economia

Governo começa a pagar Hoje a 1ª parcela do 13º salário a aposentados

Aposentados e pensionistas podem comemorar porque vai sobrar uma grana extra no bolso a partir de hoje. O INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), órgão vinculado ao Ministério da Previdência Social, deposita a partir desta quinta-feira (25) o pagamento dos aposentados que recebem até um salário mínimo - R$ 545. Além do benefício, o governo vai começar a pagar também a primeira parcela do 13º salário.
Cerca de 24,6 milhões de aposentados e pensionistas receberão a parte do 13º salário e, na maioria dos casos, o segurado vai ganhar 50% do valor. Quem começou a receber o benefício depois de janeiro vai receber um montante proporcional. Se o segurado estiver recebendo auxílio-doença, receberá parcela menor que os 50%. Isso porque esse benefício é temporário e o INSS calcula a antecipação proporcional ao período.
Só não tem direito ao 13º salário quem recebe qualquer um dos seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.
Se o aposentado ou pensionista tiver dúvidas quanto ao pagamento do benefício ou do 13º salário, basta ligar para o telefone de atendimento da Previdência, cujo número é 135. A ligação é gratuita, a partir de telefones fixos ou públicos e tem custo de chamada local, quando feita de celular.