domingo, 16 de outubro de 2011

Horário de Verão altera funcionamento em bancos no NE

A partir de hoje o brasileiro que mora em cidades das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul terá o cotidiano modificado por causa do horário de verão. No Nordeste, como em antes anteriores, as mudanças se restringem aos horários de bancos e repartições públicas federais. Neste locais o expediente será antecipado em uma hora. A programação das emissoras de TV também se antecipa em uma hora.
O horário de verão, que começa hoje e vai até 26 de fevereiro do próximo ano, vai trazer uma economia para o país que pode variar entre R$ 75 milhões e R$ 100 milhões. A estimativa é do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Com os dias mais longos, o objetivo é reduzir o consumo de energia e aproveitar mais a luz do sol durante o verão. A decisão de utilizar o horário é de cada estado e, neste ano a Bahia resolveu aderir. A inclusão do estado era reivindicada por empresários do estado. Eles queriam sincronia com o expediente bancário, horário de funcionamento de escritórios e sede de empresas do Sul e do Sudeste.
O horário de verão 2011/2012 terá 133 dias de duração e é o mais longo desde 1985, segundo o ONS. Considerando-se todos os estados atingidos pela medida, a diminuição da demanda estimada será de 4,6%, ou o equivalente a 2.650 megawatts.
A maior redução (4,9%) deverá ocorrer na Região Sul, correspondendo a 600 MW. Isso significa, segundo o ONS, 75% da demanda de Curitiba (PR) ou três vezes a de Florianópolis (SC). Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste juntas, a diminuição projetada do consumo é 4,6% e corresponde a 2.050 MW, ou duas vezes a demanda de Belo Horizonte e duas vezes e meia a de Brasília.
No caso dos potiguares é bom ficar atento às mudanças de horário no momento de realizar algum serviço em agências bancárias, logo que seja encerrada a greve dos bancários. Nos caixas de atendimento que encerram o funcionamento às 22h, o cliente terá de antecipar seus negócios até as 21h.
Desde 2008, com a edição de um decreto do ex-presidente Lula, que o horário se inicia no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro.