segunda-feira, 21 de novembro de 2011


Brasileirão 2011

Após a 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, apenas três equipes continuam com chances de conquistar o título. O líder Corinthians venceu o Atlético-MG de virada, por 2 a 1, no Pacaembu, e chegou aos 67 pontos, com 79% de probabilidade de ficar com a taça, segundo o matemático Tristão Garcia. Vice-líder com 65 pontos, o Vasco venceu o Avaí por 2 a 0, em São Januário, e tem 17% de chance de dar a volta olímpica, contra 4% do Fluminense, que goleou o Figueirense por 4 a 0, e continuou na terceira colocação, com 62 pontos.
Agora, os três times começam a fazer contas. Os dois jogos que restam ao Corinthians são contra o Figueirense, em Florianópolis, e contra o Palmeiras, no Pacaembu. O Vasco tem pela frente dois clássicos: contra Fluminense e Flamengo. O mesmo acontece com o Flu, que enfrenta o Botafogo, na última rodada, depois de encarar o próprio Vasco.

Na simulação dos resultados, o Corinthians poderá ser campeão já na próxima rodada, caso vença o Figueirense e o Vasco não derrote o Fluminense. Se o Corinthians empatar em Santa Catarina, segura a ponta mesmo com uma vitória do Vasco sobre o Flu, uma vez que ambos ficariam iguais em pontos, mas o Timão tem maior número de vitórias. Ao Vasco, resta secar o rival paulista para que aconteça uma derrota no Orlando Scarpelli, e consiga uma vitória no clássico. Assim, o time de São Januário assumiria a liderança.
A missão do Flu é a mais complicada, mas fácil de visualizar. Ao Tricolor, resta vencer Vasco e Botafogo e torcer por uma derrota e um empate do Corinthians nas duas últimas rodadas. Desta forma, o Fluminense empataria em pontos com o Timão, mas levaria a melhor no número de vitórias.
Acompanhe os resultados da 36ª rodada do brasileirão e a classificação atualizada do G5 e Z4: