domingo, 29 de janeiro de 2012


Combate a Hipertensão e Diabetes

Ontem pela manhã foi realizado no Hospital Maternidade Aluizio Alves uma ação de prevenção a Hipertensão e Diabetes.
A Dra. Lourdinha Arruda, juntamente o jovem Deandresson Alves, presidente da Associação dos Hipertensos e Diabéticos do Rio Grande do Norte coordenaram o atendimento.
Foram realizados 312 testes de glicemia e destes testes 32%, ou seja 100 deram positivos de diabetes, pacientes que não sabiam que tinham predisposição a doença foram diagnosticados. Após o teste glicêmico o paciente era conduzido a uma avaliação médica e também recebia uma orientação com nutricionista no tocante a dieta a ser realizada.
Também sua saúde bucal era examinada pela Dr.a Lourdinha que fazia uma análise prévia e orientava o mesmo como proceder em casos de cáries ou extrações.
Nosso blog pode observar a satisfação de todos que ali estavam, pudemos sentir o quando a população sente-se segura em ser atendida em um hospital de verdade e questionamos a alguns que ali estiveram o que os mesmos acham do possível fechamento daquela unidade hospitalar e a resposta da maioria foi a seguinte: “Como é que a Prefeitura de Lajes vai realizar um carnaval em nossa cidade, gastando uma fortuna, onde a mesma poderia ajudar o nosso hospital”.
Infelizmente não pudemos responder tal questinamento pois não cabe a este blogueiro dar este tipo de satisfação a sociedade, mas realmente ficou claro que os cidadãos lajenses querem mesmo é cuidar de sua saúde e não esbanjar o dinheiro público em festas profanas.
No final conversamos um pouco com o Jovem Deandresson Alves e o mesmo disse estar muito feliz em poder ajudar a sua amiga Dra. Lourdinha e principalmente aos cidadãos Lajenses que tanto precisam de ajuda médica. Ele nos disse que o Rio Grande do Norte é campeão em amputações no Brasil, só para vocês terem uma idéia, mais de 75.000 habitantes do RN tem diabetes ou seja 12% da população total do estado e por mês é realizada cerca de 80 amputações de membros de doentes de diabetes no Hospital Walfredo Gurgel.
Realmente é muito preocupante e alarmante esses números. O objetivo da Associação é fazer um trabalho de prevenção contra o aumento da doença que assola pessoas de todas as idades. Deandresson disse que voltará a Lajes em breve para realizar outra ação de prevenção a doença.

Nosso blog gostaria neste momento de parabenizar todos os profissionais que direta e indiretamente participaram voluntariamente desta ação e não deixar de parabenizar a sua ilustre filha de lajes Dr.a Lourdinha que está empenhada em tratar os enfermos de nossa cidade, sempre com simpatia e boa vontade.