sábado, 19 de janeiro de 2013

450 voluntários atuam na ação Praia Segura aos sábados no litoral potiguar



 Turistas e banhistas das praias do litoral Leste do Rio Grande do Norte têm recebido aos sábados deste mês de janeiro a visita de voluntários da operação Praia Segura, que apresentam dicas de segurança e saúde para o divertimento nas praias.
 São mais de 450 voluntários da Cruz Vermelha, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Bombeiros Mirins, Escoteiros e cidadãos que atuam como reforço do efetivo da Operação Verão 2013, que ocorre até o dia 13 de fevereiro.
Neste sábado (19), a governadora Rosalba Ciarlini esteve em um destes pontos de blitz, na via Costeira, em Natal, para prestigiar o trabalho dos voluntários. “São pessoas que deixam seus afazeres em casa ou seus momentos de laser com suas famílias para dar um pouco do seu dia na orientação dos banhistas que frequentam nossas praias, e esse trabalho precisa ser valorizado”, disse a governadora.
 Nos dois primeiros sábados de atividade, a operação Praia Segura realizou mais de 21 mil abordagens aos banhistas nas praias que se estendem de Barreta a Muriú, passando por Pirangi, Ponta Negra, Praia do Meio, Redinha e Jenipabu. “Também foram abordados em blitzes educativas mais de 3 mil veículos”, complementou o tenente Couceiro, do Corpo de Bombeiros.
 Segundo o tenente, seis equipes de voluntários acompanhados com homens do Corpo de Bombeiros realizam este trabalho a cada sábado com a distribuição de folhetos informativos e de pulseiras para a identificação de crianças. “São pulseiras resistentes, inclusive à água do mar, a qual permite a anotação de telefones de contato dos responsáveis pela criança que ajudam na identificação em caso dessa criança ser encontrada por outra pessoa”, explicou.
 Couceiro diz ainda que os voluntários que participam da Praia Segura serão diplomados ao final da Operação Verão e poderão participar de cursos promovidos pelo Corpo de Bombeiros de forma gratuita até o fim deste ano.
 As blitz acontecem em três pontos diferentes a cada sábado. No período da manhã elas são de orientação aos motoristas, principalmente quanto ao consumo de bebidas alcoólicas. À tarde e à noite as barreiras tem caráter punitivo.
Cleber Femina / Da Redação Natal / Defato.com